Vida saudável tem várias definições. Cada pessoa, expert ou especialista pode definir uma. Colocarei em 10 passos, o que eu (nutricionista) penso ser a busca de uma vida saudável.
Então, você que é, ou se considera magro, gordo, normal ou ainda, mais ou menos, fique de olho, que aos poucos vou “soltando” os post’s!
Hoje:
Passo 1:Você tem consciência do que está comendo de errado ou a mais?
Me diga: Você come para sobreviver ou sobrevive para comer?
Primeiramente, essa frase aí de cima está escrita de forma diferente. O comum é ouvir: Você come para viver ou vive para comer? Lembrou? Penso eu, que no mundo em que estamos, incluíndo ecologia, saúde e dinheiro, somos SOBREVIVENTES.
Você pensou que come para sobreviver? Imagino que você pensou naquelas saladas ruins que obriga-se a comer “quase” todos os dias. Comer para sobreviver, seria ter uma saúde de ferro para aguentar os outros dois pontos que não dependem só de nós mesmos: ecologia e dinheiro. Saúde de ferro, equilíbrio entre a mente e o corpo. Para nosso organismo funcionar corretamente, para podermos realizar viagens, passeios, qualquer coisa: temos que abastecê-lo com o combustível certo. E sem dúvida nenhuma, isso eu escrevo aqui, TODOS TEMOS A CONSCIÊNCIA de que sabemos o que é bom ou ruim entre os alimentos.
Confesso até que quando começei a fazer o curso de nutrição, achei meio ignorante o caminho que estava seguindo, pois ao ter contato com as pessoas, elas diziam: “Eu sei que preciso comer saladas, mas eu não gosto!”. Mas pensei, que curso farei então? Um curso que faria obrigar as pessoas a comerem corretamente? Não, né? A nutrição tem mais que isso, tem a obrigação de conscientizar as pessoas do porquê de consumir certos alimentos. Fazer entender o que tal alimento causa no organismo de bom ou de ruim.
O que quero enfatizar aqui é que todos sabem o que é uma alimentação saudável. Gostar ou não de comer aquilo ou isso, é uma opção que aprendemos a fazer durante nossas vidas. Você não gosta de trabalhar? Então pare! Claro que não, né? Você precisa de dinheiro! Então…você precisa ter saúde também! É dessa forma que precisamos pensar.
Com essa consciência podemos partir para a outra frase: sobreviver para comer! Você pensou nessa? Então me comente o porque. Preciso saber! Bom, posso até imaginar seu pensamento naquele pote de sorvete com calda de chocolate e você descontraído na frente da tv, ou melhor, aquele milk-shake de ovomaltine GG do shopping que você adora desfrutar enquanto nem percebe que num gole foi metade do “copinho”. Mas peraí…estou pegando pesado, né? Todo mundo quer ter seu “minutinho porcaria”! Confesso que eu também tenho!!! (CALMA!! Não se desespere…não precisa deixar de ler meu blog! Estudei pra caramba, tenho minha opnião formada e ainda esse é o primeiro passo e conseguirei lhe dizer como ter uma vida saudável! =D) Não deixo de comentar aqui, que existem pessoas (ainda bem que está diminuíndo) que realmente sobrevivem para PODER comer. Nem preciso comentar. Só que infelizmente têm indivíduos que querem APROVEITAR momentos para destruir sua saúde. Se isso acontecer em alternadas e raras vezes, não há problemas. O pior é quando isso se torna CRÔNICO.
Finalizando, quero que pense em tudo o que você comeu até hoje. Incluindo sua alimentaçãoquando pequeno. O que você comia? Quem preparava sua refeição? O que essa pessoa queria ao te alimentar? E hoje? Por que você escolheu comer salada? Por que você comeu aquele chocolate a mais? Precisava ter comido aquele x-salada com refrigerante? Refrigerante? Pra que serve?
…até mais…